Monthly Archives: março 2011

Relíquias da Jordânia superam Manuscritos do Mar Morto

Celebrados durante décadas por representarem a chance de se conhecer algo acerca do cristianismo, entre a Ressurreição do Senhor e as cartas paulinas, os Manuscritos do Mar Morto representavam exemplares da vivacidade cristã, guardada em texto e relatos durante milênios. Ontem, porém, foi divulgada a notícia que um pequeno grupo de textos foi encontrado na Jordânia e podeconter informações interessantes acerca deste período. O conjunto de 70 livros – com cerca de 5 a 15 páginas cada, com cada página não maior do que um cartão de crédito – pode consistir na maior descoberta arqueológica sobre o cristianismo de todos…

Agnosticismo – O que é?

Luz

A última moda no que diz respeito a posturas religiosas é confessar-se agnóstico. Pessoas que na juventude foram fiéis cristãos, alguns judeus, outros espíritas convictos, quando passam para a vida adulta têm a “revelação” religiosa esclarecedora, tornando-se assim “agnósticos”. Tenho percebido que muitos blogs católicos são frequentados por esse tipo de personalidade curiosa, que não nega a existência de Deus, mas afirma a impossibilidade de conhecer-Lhe a natureza. No entanto, cabe indagar, o que seria agnosticismo? De que modo impacta na vida de fé dos homens e mulheres? Ele trata realmente de tema religioso ou tem um outro objeto como…

Enrico Berti – Demonstração

Demonstração Enrico Berti “Não é possível dar demonstrações dos princípios, porque demonstrar significa mostrar a necessidade de uma conclusão a partir de alguns princípios, e se também estas fossem demonstráveis, então já não seriam princípios, mas em seguida exigiriam outros princípios a partir dos quais pudessem ser demonstrados, produzindo, desse modo, um processo ao infinito que jamais levaria aos princípios autênticos e, por isso, destruiria toda demonstração possível. Portanto, deve-se admitir que, se a ciência existe, isto é, se existem as demonstrações, deve haver um saber dos princípios, que não é de tipo demonstrativo mas – como Aristóteles diz explicitamente…

Padre Anderson Batista, Parabéns!!! (Nota sobre debate na OAB-Niterói)

Na última segunda-feira, dia 21/03/2011, a OAB-Niterói ofereceu ao público um debate para esclarecer questões sobre o aborto no Brasil. Este evento intitulado de “Aborto: o paradoxo entre o direito à vida e a autonomia da mulher” estava dentro de uma agenda preparada pela instituição para comemorar o Dia Internacional da Mulher. O evento organizado pela OAB, deveria até pelo renome dado à instituição, prever um debate onde houvesse equilíbrio entre as partes debatedoras. Mas isto não ocorreu, pois na mesa debatedora havia nada mais que 4(quatro) debatedoras favoráveis ao aborto (da ala feminista), e 1(um) contrário ao aborto (Padre…

Aids no Zimbábue diminui com fidelidade sexual

Assim como em Uganda, onde o uso do programa ABC reduziu significativamente a incidência de AIDS na população no primeiro decênio deste século, o Zimbábue também consegue controlar a pandemia utilizando principalmente a abstinência conjugal e a monogamia (A e B do acrônimo acima). Apesar de organismos mundiais difundirem a ineficácia destas práticas no controle da doença, a experiência destes países tem reiteradas vezes desmentido a propaganda ideológica de ONG’s e afins. Segundo fontes da UNAIDS (veja matéria aqui), a contaminação pelo vírus caiu de 26% para 14% da população daquele país entre 1997 e 2009. A matéria afirma que…

Ex-luterano converte-se ao catolicismo

É curiosa a quantidade de protestantes tradicionais que estão retornando à completa fé dos apóstolos. Houve, recentemente, por parte do Vaticano, a criação de um ordinariato para recepção dos anglicanos ingleses e americanos que desejassem retornar à Igreja Católica (leia mais aqui). Este movimento fez com que alguns luteranos americanos também solicitassem de Roma o mesmo benefício, o que já está se providenciando, segundo fontes extra-oficiais (leia mais aqui). Parece que a decisão de algumas igrejas tradicionais de renovar o conteúdo da fé no que diz respeito à antropologia teológica e – especialmente – a admissão aos sacramentos de serviço…

Papa Bento XVI – Eclesiologia

Eclesiologia Papa Bento XVI “A Igreja deste tempo e deste lugar se deve sempre medir pela Igreja de todos os tempos e de todos os lugares, mas principalmente pelas afirmações exemplares da fé sobre si mesma na Bíblia” Fonte: Bento XVI. Dogma e Anúncio. São Paulo: Loyola, 2008, p. 25.

Reforma dos Estudos Filosóficos apresentada pela Santa Sé

Na manhã de hoje, realizou-se em Roma uma coletiva de imprensa para apresentação do Decreto de reforma dos estudos eclesiásticos de filosofia. Intervieram o Cardeal Grocholewski, Prefeito da Congreg. para a Educação Católica, Dom Jean Louis Bruguès, secretário da mesma congregação e o Frei Charles Morerod, reitor do Angelicum. Uma das razões da reforma, segundo o Cardeal Grocholewski, é “a debilidade da formação filosófica em muitas instituições eclesiásticas, pela ausência de pontos de referência precisos, sobretudo em relação às matérias a serem ensinadas e à qualidade dos docentes. Esta debilidade é ainda acompanhada de uma crise dos estudos filosóficos em…

Amor de mãe é incondicional

O aborto de crianças portadoras de anencefalia está novamente em pauta, porque o Ministro Marco Aurélio apresentou o relatório da ADPF-54 ao Supremo Tribunal Federal (STF), e logo deve ser o julgamento. Acredito que muitos médicos são sinceros, quando pensam fazer um bem à mãe ao sugerir-lhe o aborto quando se detecta a anencefalia. Sim, pois geralmente é o médico quem sugere – e não a mãe quem pede – como pode ser verificado no vídeo abaixo. Entretanto, é necessária uma reflexão mais profunda. Experiências vitais não podem ser deletadas, e vínculos entre pais e filhos sobrevivem mesmo depois que algum…

A MULTINACIONAL DA MORTE

Amigos, É verdade que o aumento de população acarreta pobreza? Por que se fala tanto em “explosão demográfica”? Quem tem interesse no controle de natalidade? Quantos dólares são investidos no Terceiro Mundo para promover o aborto, a esterilização e a anticoncepção? O que é o “Relatório Kissinger”? Quais os principais organismos internacionais que promovem o controle demográfico? O livro ao lado, de 400 páginas, responde a todas essas perguntas e ainda a várias outras. Fixa sua atenção sobretudo na maior rede internacional de controle de população: a Federação Internacional de Planejamento Familiar (IPPF), com suas filiais espalhadas por 180 países,…