Monthly Archives: dezembro 2011

Site Humanitatis: Ano I – Sagrada Família




O site Humanitatis nasceu de duas fontes: da meditação sobre o papel do leigo no dever de evangelizar a cultura, da qual a Igreja fala na Exortação Apostólica Evangelii Nuntiandi, de Paulo VI: 70. Os leigos, a quem a sua vocação específica coloca no meio do mundo e à frente de tarefas as mais variadas na ordem temporal, devem também eles, através disso mesmo, atuar uma singular forma de evangelização. A sua primeira e imediata tarefa não é a instituição e o desenvolvimento da comunidade eclesial, esse é o papel específico dos Pastores, mas sim, o pôr em prática todas as possibilidades cristãs…




Papa João Paulo II – Família




Família Papa João Paulo II “Num momento histórico em que a família é alvo de numerosas forças que a procuram destruir ou de qualquer modo deformar, a Igreja, sabedora de que o bem da sociedade e de si mesma está profundamente ligado ao bem da família, sente de modo mais vivo e veemente a sua missão de proclamar a todos o desígnio de Deus sobre o matrimônio e sobre a família, para lhes assegurar a plena vitalidade e promoção humana e cristã, contribuindo assim para a renovação da sociedade e do próprio Povo de Deus” Fonte: PAPA JOÃO PAULO II, Familiaris…




Santo Tomás de Aquino – Movimento




Movimento Santo Tomás de Aquino Movimento “é ato do que é imperfeito, do que existe em potência, enquanto tal” “est actus imperfecti, scilicet existentis in potentia, inquantum huiusmodi” Fonte: TOMÁS DE AQUINO. STh Ia-IIae, q. 31, a2., ad. 1.




Papa na Audiência Geral: “Rezar se aprende em casa com os pais”




Comentário:  A família é a primeira e mais importante evangelizadora. Não se delegue, portanto, a função de educar na fé e, principalmente, a tarefa de apresentar os próprios filhos à intimidade com Deus a outros. Fonte: Rádio Vaticana Cidade do Vaticano (RV) – Bento XVI presidiu na manhã desta quarta-feira, na Sala Paulo VI, no Vaticano, à última Audiência Geral de 2011.Nesses doze meses, cerca de 400 mil pessoas participaram dos encontros semanais das quartas-feiras para ouvir as catequeses do Papa, marcadas por uma grande variedade de argumentos.Este ano, as catequeses foram dedicadas aos Santos e Santas dos séculos 16 e…




Dom Bernard Fellay sobre a Autoridade do Romano Pontífice




Extrato da Carta aos amigos e benfeitores, n. 79, de 22 de dezembro de 2011. Ela traz reflexões muito esclarecedoras dos pontos doutrinais acerca da Eclesiologia, além de não poucas frases fortes e interessantes a respeito do governo do Sucessor de São Pedro sobre “todos e cada um” dos fiéis católicos. Os destaques em negrito são nossos: (…) Notre Seigneur est la tête de l’Eglise. Mais parce qu’Il a voulu que son Eglise fût visible, étant monté aux cieux, Il lui a donné une tête visible qui est son Vicaire sur la terre, Pierre et ses successeurs… A lui seul…




Curtas sobre ciência – 05




Algumas excelentes notícias, principalmente na pesquisa para a bioética. Outras vindas de climatólogos canadenses, mas dizem respeito a decisões políticas. Também há alguns factóides, gerados para criar confusão e falsas esperanças. 1. Canadá abandona Protocolo de Kyoto. Depois de anos amargando prejuízos econômicos por causa das limitações na emissão de gás carbônico, Canadá finalmente aceitou o que os metereologistas já dizem há uma década: não há efeito estufa por ação humana. “Kyoto não funciona”, disse Peter Kent, ministro canadense em reunião na Dona ONU. A conta da decisão política de abaixar-se ante as ONG’s ambientalistas fica para quem? Para o…




Santo e Abençoado Natal







Técnico Palmeirense na Escolinha do Corinthians




Ou Por que é ilógico um pecador público e impenitente ser padrinho de batismo Diz a lenda popular, muito arraigada pelos anos de comunismo ministrados nas faculdades de todo o Brasil, que o ex-presidente Lulla é um orador espetacular. Eu não acho. Infelizmente tive que ouvir uns minutos aqui e ali, durante os 8 anos em que preparava a herança maldita para Dona Dilma. Não ouvi nada que me obrigasse a dizer: Ohh… de fato, ele é um orador e tanto! Pelo contrário, acho que parte da fama que lhe atribuem – além daquela necessária para se manter mamando na…




Padre católico espanhol impede batizado ao descobrir que padrinho é gay




BBC Um padre da paróquia de Nossa Senhora da Conceição, em Huelma, no sul da Espanha, impediu a celebração de um batizado quando descobriu que o padrinho era gay. A família levará o caso aos tribunais. O escolhido para padrinho de uma menina de seis meses é um homossexual que está casado no civil com outro homem, algo permitido pela lei espanhola. É também ex-catequista, trabalhador da Cáritas (seção de ajuda humanitária da igreja católica), membro de confrarias e se diz católico praticante. Em declaração à imprensa espanhola, a mãe da criança, Dolores Muñoz, disse que a família e os…




Sermão do Natal do Senhor – São Leão Magno




Caríssimos, animados da confiança que nasce de tão grande esperança, permanecei firmes na fé sobre a qual fostes estabelecidos, para que esse mesmo tentador, de cujo domínio Cristo vos subtraiu, não vos seduza novamente com algumas de suas ciladas e não corrompa as alegrias próprias desse dia mediante a habilidade de suas mentiras. Porque ele zomba das almas simples, servindo-se da crença perniciosa de alguns, para os quais a solenidade de hoje recebe sua dignidade não tanto no nascimento de Cristo quanto do levantar-se, como eles dizem, do “novo sol”. O coração desses homens está envolto em trevas, e eles…