Friedrich Nietzsche – Felicidade

Felicidade

Friedrich Nietzsche

“Ver isto (a felicidade do rebanho) desgosta duramente o homem porque ele se vangloria de sua humanidade frente ao animal, embora olhe invejos para sua felicidade – pois o homem quer apenas isso, viver como o animal, sem melancolia, sem dor; e o quer entretanto em vão, porque não o quer como o animal”

Fonte: NIETZSCHE, Friedrich. Segunda Consideração Intempestiva. Rio de Janeiro: Relume Dumará, 2003, p. 7.

Robson Oliveira

3 comments for “Friedrich Nietzsche – Felicidade

  1. Bruno Bragança
    16 de setembro de 2016 at 17:31

    Bom , pra ele ,nietzsche , nós nos achamos superiores aos animais , porém os invejamos a vida , pois segundo essas pessoas os animais não tem decepções , nem dor , frustração e etc. Porem , segundo o filosofo , é vão , ou seja não é possivel pra nós , porque para ter a suposta ” felicidade “dos animais teriamos que ser animais e isso não queremos ser.
    Essa foi a minha interpretação , a minha opnião é a seguinte ; não é possivel viver uma vida realmente feliz sem as dores , sem as perdas , frustrações porque isso nos faz mais fortes e capaz de seguir em frente . Digo mais , a verdadeira fecidade não terá como base coisas materias , pois ela é um estado intimo e se a tivermos realmente nada poderá tira-la de nós .

  2. Amaro Helio
    5 de novembro de 2012 at 14:30

    O homem em sua vaidade se acha um ser superior, pois é um animal racional, contudo, paga o ônus de sofrer das mazelas inerentes a todos os seres humanos: medo, angústia, solidão, tristeza, raiva etc…

    Emfim, é quase uma dádiva ser um ANIMAL IRRACIONAL, pois estes são seres, que em sua simplicidade, são felizes nas coisas simples da vida, como por exemplo, comer, beber, procriar, espreguiçar-se sob o sol, viver entre seus iguais.

  3. 3 de novembro de 2012 at 19:00

    Nao achei o texto mto claro. No meu modesto entender presumo que o homem com suas atitudes as vezes egoista queria estar viver sua vida sem preocupações e poder ganhar seu ganha pão com mais facilidade. Será Isto?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *