A quem você quer servir?

“A quem você quer servir?” É o trecho de uma bela canção escrita por Monsenhor Jonas Abib, fundador da Comunidade de Aliança e Vida Canção Nova, com sede em Cachoeira Paulista, SP.

A Canção Nova – CN – é, além de uma comunidade, um canal eficaz de evangelização através dos meios de comunicação e se propõe a resgatar vidas, levando a mensagem salvífica de Nosso Senhor Jesus Cristo.

Temos muita estima por este trabalho, mas andamos um pouco decepcionados com a postura desta Comunidade, ou melhor de alguns de seus membros (que não deixam de ser sinais da comunidade diante do mundo), em relação às eleições de 2010.

Desde o começo do ano, temos combatido energicamente um programa do governo atual que poderá modificar negativamente diversos aspectos da vida do brasileiro seja na área de saúde – com a introdução do aborto; seja na área da família – com a desconstrução da imagem que conhecemos desta instituição base da sociedade; seja na área da cultura – com a instituição de mecanismos de censura, ou ainda na área da moralização (tão essencial em um país que tudo se resume a prazer e carnaval) com a legalização do “trabalho” daqueles que comercializam seus corpos.

Este programa tem nome, tem identidade e já está em vigor – através das políticas públicas que vem sendo implantadas no país. Chama-se PNDH 3 e será objeto de post’s futuros.

Mas, voltando à CN e ao que tem a ver com governo e política…

Em maio deste ano, houve a inauguração do Centro de multimídia da TV CN em Brasília e pudemos ver um momento polêmico registrado em uma foto em que alguns bispos, Luzia Santiago – cofundadora da CN e Gabriel Chalita – apresentador de programa na TVCN estavam cumprimentando Dilma Roussef – candidata à presidência pelo PT – neste evento.

A presença de uma presidenciável especificamente no evento causou-nos estranheza e indagamos da CN se haveria algum apoio político, o que considerávamos ser negativo para a comunidade, tendo em vista toda a política anti-cristã adotada pelo governo atual e que terá continuidade caso a candidata Dilma seja eleita.

Em resposta recebemos um e-mail evasivo, intitulado de nota oficial – em que a CN afirmava não apoiar candidato algum, vejamos: “A comunidade católica Canção Nova, Associação Internacional Privada de Fiéis, não tem vínculo, não apoia e nem subsidia nenhum candidato ou partido político, mantendo suas portas abertas a todos os católicos que queiram divulgar a palavra do Senhor e participar de nossos eventos. Esta é a mesma postura da Fundação João Paulo II, mantenedora do Sistema Canção Nova de Comunicação e suas afiliadas.” (trecho da resposta de Rodrigo Luiz dos Santos da Assessoria de Imprensa Canção Nova)

Continuamos o ano… e ficamos novamente decepcionados com Gabriel Chalita ao ver afirmações do próprio em favor de candidatos, que sabemos não compartilharem de nossa luta pela vida desde a concepção.

E para fechar o período eleitoral, recebo, em casa, às vésperas da eleição do dia 03 – coincidentemente no mesmo dia em que a revista Canção Nova chegou – um folheto, tipo santinho, com uma carta do Eto – cofundador da Canção Nova pedindo votos para um membro da comunidade, a apresentadora Myrian Rios.

Nada temos contra esta candidata, mas entendemos que esta atitude vai contra a afirmação anterior dada em nota oficial pela própria CN. Se a CN não apoia nenhum candidato, seus membros também não deveriam expor publicamente apoio a nenhum candidato, pois qualquer expressão neste sentido automaticamente remeterá à Comunidade.

Por fim, liguei para a Comunidade no último fim de semana e pedi o cancelamento de nossa contribuição mensal em razão do ocorrido. A atendente Eliane – extremamente paciente e atenciosa – reafirmou que a CN não apoia nenhum partido ou candidato, ao que indaguei: Mas quem é que vai ler essa cartinha do Eto, assinada como Cofundador da Canção Nova, e vai conseguir dissociar a imagem dele a da comunidade? Infelizmente, uma coisa está ligada a outra.

E infelizmente, acreditamos que a Canção Nova não cumpriu bem – neste aspecto – seu papel dentro da Igreja Católica. Auxiliar na formação dos cristãos indicando os princípios que não devemos perder de vista faz parte de sua missão, mas indicar pessoas especificamente pode trazer problemas futuros…Se a pessoa indicada faltar com seu compromisso cristão? A imagem da Comunidade poderá ser associada, maculando sua missão.

Esperamos sinceramente que o Conselho da Comunidade reflita sobre esta atuação política ao longo do processo eleitoral de 2010 e que ao longo dos próximos quatro anos (e nas próximas eleições) permaneça fiel no cumprimento de seu objetivo, enquanto meio de comunicação, focada em formar os católicos e todos aqueles que desejarem com os ensinamentos de Jesus Cristo e de todo o depósito de fé confiado à Igreja Católica. Que a CN esteja em plena sintonia com o Nosso Santo Padre, Bento XVI.

Por agora, pedimos que não condenem nossos irmãos, mas rezem, pois:

“Deus não quer nos condenar

Quer de nós uma decisão

Para o nosso bem: Para nos salvar

Pergunta hoje então:

A quem você quer servir?

Eu e minha casa serviremos ao Senhor.”

3 comments for “A quem você quer servir?

  1. Priscila
    7 de outubro de 2010 at 10:08

    Bom, como disse o Pe. Demétrio em (http://www.padredemetrio.com.br/2010/10/prefiro-morrer-com-a-verdade-que-viver-na-mentira//) há quem não se omita e esteja com a verdade…Precisamos rezar para que a coragem desses prevaleça.
    Inclusive, hoje mesmo acessei um blog de um missionário da CN muito comprometido com o que defendemos: http://blog.cancaonova.com/tiba/

    Precisamos dar o nosso apoio a esses para que perseverem….

  2. Robson Oliveira
    6 de outubro de 2010 at 20:05

    Espero que a CN, e principalmente Monsenhor Jonas, reflita sobre o que está acontecendo.Também gostaria de saber a posição que outros ícones da CN vão escolher tomar.

    Abraço!

  3. Leandro Lopes
    6 de outubro de 2010 at 17:04

    Espetáculo Priscila.

    Além do cuidado com a verificação dos fatos, atitude diante do que considera errado.

    Parabéns pela iniciativa. Blog já devidamente adicionado aos favoritos.

    Grande Abraço do irmão em Cristo

    Leandro

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *