BBB 11 e Cultura Cristã

Alguns amigos entendem que retornar a esse tema é tática equivocada. Segundo o raciocínio deles, falar do pior programa da televisão brasileira seria já dar algum tipo de destaque ao produto, favorecendo assim a audiência. Eu discordo, porém.

É necessário meditar sobre os motivos pelos quais os brasileiros, pessoas como eu e você, continuam a assistir programas de televisão que divulgam a inveja, a cobiça, a traição, a mentira, a luxúria, a embriaguez e, segundo as críticas de alguns jornais, o uso de drogas ilícitas como a maconha. Por que uma dona de casa, que reza o terço, que medita as palavras do Evangelho, que participa do Santo Sacrifício da Missa, que é solidária com os mais pobres, não se sente ofendida ao flagrar-se torcendo para que um membro de um programa “traia” um outro? Ou minta para um terceiro? Ou seja humilhado por um grupo? De algum modo, o sucesso deste tipo de programa revela o fracasso da Evangelização do Brasil. Portanto, é importante refletir sobre o fenômeno.

Reprodução

Por isso também, a notícia que acabo de ler é muito boa. A audiência do programa tem caído vertiginosamente. Além disso, o que é mais significativo, a audiência da Globo tem aumentado após a exibição do programa. Notícia do site Terra veicula que o programa perdeu para o Zorra Total no último sábado. Acontece que o humorístico da Globo foi exibido depois do BBB, o que denota rejeição específica ao reality show.

Apesar de parecer uma luta inglória, o modo como os cristãos – que são maioria no Brasil – reagem diante de programas do naipe deste reality show demonstra a quantas anda a evangelização em nossas paróquias e quanto ainda precisamos melhorar. Por isso, a notícia de que não há crescimento na audiência do BBB, mas retração é uma excelente notícia e demonstra a força que os cristãos têm. Não esqueçamos o que o Senhor nos pede: sejamos sal do mundo. Um país tão cheio de cristãos não pode agir como se aqui fosse terra de Baco. Neste solo muitos deram o sangue por causa de Nosso Senhor. Que não esqueçamos disto quando formos nos divertir licitamente com um programa de tv.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *