Formação em DSI: a ação política do laicato

Ontem, 24/05, foi realizado o segundo encontro DSI Talks, no estado do Rio de Janeiro. Dessa vez o encontro ocorreu na cidade de Niterói e contou com a presença de cristãos comprometidos em suas áreas de atuação profissional. O evento teve o apoio da Sociedade Chesterton Brasil e da CitizenGo.

A primeira apresentação tratou de determinar a urgente necessidade de se meditar sobre a Doutrina Social da Igreja (DSI), apontando os elementos atuais nos quais a cultura anticristã, e portanto desumanizadora, atenta contra a vida e os valores humanos mais fundamentais.

DSI Talks

A segunda colocação explanou sobre o fundamentação filosófica e doutrinal para a ação política do laicato. Destacou-se a necessidade de voltar o olhar para a filosofia tomista como fonte da união social, rejeitando todo tipo de construtivismo social como fonte primária dos critérios sociais e éticos.

A terceira apresentação demonstrou o trabalho da CitizenGo, uma fundação espanhola que trabalha em favor do respeito dos valores humanos mais fundamentais, como a vida e a liberdade, com ações conjuntas em todo o planeta. Foram apresentados alguns casos de sucesso onde os princípios da DSI foram resguardados.

DSI

Parabéns aos organizadores e que venham mais formações desse tipo.

3 comments for “Formação em DSI: a ação política do laicato

  1. Fabiano Gomes
    12 de junho de 2014 at 13:22

    E o que defende a filosofia tomista sobre união social, nobre amigo?

    Paz e abraço!

  2. Valéria
    25 de maio de 2014 at 17:34

    Para mim, foi uma confirmação de tudo que tenho lido a respeito da cultura da morte e da nossa missão de nos informarmos mais sobre o que está acontecendo no nosso país. Agradeço a Deus por estar presente e peço à Virgem maria que ilumine os quatro palestrantes para que a verdade esteja ao alance de mais católicos. Parabéns ao Henrique Lima, Professor Robson Oliveira,Diego e Guilherme Ferreira pela iniciativa de juntar nossos corações em torno do que Jesus Cristo espera de nós como cidadãos no ano de 2014.Espero os próximos encontros.

    • 25 de maio de 2014 at 23:41

      Conte conosco, Valéria. Somos poucos, mas temos certeza que a vitória não está longe do Evangelho de Nosso Senhor.

      Volte sempre!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *