O que é Culto de Adoração?

Os protestantes acusam os católicos de idolatria. Costumam sustentar a acusação porque veem católicos ajoelhados, orando em direção a imagens de santos, de Nossa Senhora e de Nosso Senhor. Dizem que o ato de ajoelhar constitui, por si só, ato de adoração. Será que é possível ser tão simplista? Será que os protestantes conseguem sustentar sua acusação apenas usando a Sagrada Escritura, como eles se ufanam de fazer? Vamos ver.

Reprodução

Pois bem, o verbo grego que significa ajoelhar-se no sentido de adorar é proskineo. Este verbo significa também prostrar-se, dobrar-se. Assim, idolatrar é adorar um falso deus, é ajoelhar-se, é proskineo diante do objeto de culto. Contudo, há momentos em que a Sagrada Escritura não deixa claro se só existe esse conceito no Antigo Testamento. Por exemplo, em Gn 23,7-12 afirma-se que Abraão “prostrou-se(proskineo) diante dos nativos, os filhos de Het. Estava Abraão, o Cavaleiro da Fé kierkegaardiano, adorando os filhos deste pagão? O mesmo ocorre quando Jacó, diante de seu irmão Esaú, ajoelha-se sete vezes antes do encontro derradeiro, a fim de arrancar do irmão primogênito o perdão pelos maus atos passados (Gn 33, 3-7). Será que os protestantes acham que os patriarcas Abraão e Jacó eram idólatras? Se sim, como explicar a promessa de Nosso Senhor, em Mt 8, 11: “Eu digo a vocês: muitos virão do Oriente e do Ocidente, e se sentarão à mesa no Reino do Céu junto com Abraão, Isaac e Jacó”? Se não, tem de admitir que nem todo o que ajoelha ou se prostra está adorando o objeto para o qual se prostra ou ajoelha.

Mas veja que há outros exemplos: o profeta Daniel também vê o rei impiedoso,  Nabucodonosor, prostrado diante de si, mas nem por isso o hagiográfo acusa-o de idolatria. Tal prostração é muito mais sinal de gratidão, tanto que o rei reconhece o poderio e a soberania do Deus de Israel sobre os outros deuses, distinguindo o profeta de Deus (cf.  Dn 2, 46-47). O mesmo ocorre em Apocalipse 3, 9, onde o Espírito diz que porá de joelhos os da sinagoga de Satanás diante da Igreja da Filadélfia. Se prostrar significa pura e simplesmente adorar, o texto está dizendo que obrigará esses indivíduos a incorrerem no pecado da idolatria, fazendo justamente o que tinha proibido no livro de Êxodo.
O vocábulo grego proskineo traduz a palavra hebraica shahháh, que significa basicamente “curvar-se”. Ora, o ato de inclinar a cabeça ou o tronco pode ser ato de adoração, mas também pode ser um ato de respeito, de carinho, de gratidão. Antes de julgar se o ato de prostar-se, ajoelhar-se ou curvar-se configura ato de adoração, importa saber o contexto da ação. Muitas vezes, como no caso da serpente no deserto (Nm 21, 8ss), produzir, empunhar, contemplar e – por que não? – curvar-se diante de uma imagem feita por mãos humanas é a mais pura obediência a Deus Soberano e Perfeitíssimo.

3 comments for “O que é Culto de Adoração?

  1. 22 de dezembro de 2012 at 17:06

    Agora.diante de tão cooerente explicação,os irmãos protestantes,deverão calar-se, e estudar “de verdade” os textos sagrados.parabéns Robson!

  2. Elio José Pacheco
    16 de dezembro de 2012 at 14:36

    gostei muito do texto. Aliás, há muito tempo pretendia que alguém comentasse sobre esse assunto e agora me deparo com esta bênção.
    Com relação as acusações que nos são feitas pelos Protestantes, são, de fato, sem fundamentos.
    Não observam o contexto da ação, mas, ainda que ignorantes, fazem acusações descabidas.
    Querem, também, nos passar a impressão de que sabem tudo e que são melhores em tudo, mas, muitas das vezes, ao fazerem crítica de idolatria onde não é não usam a razão.

    • TIAGO
      23 de dezembro de 2012 at 18:28

      Querido Elio, respeito sua opinião mas não concordo, reconheço que no meio protestante em alguns segmentos a certos exageros contudo as interpretações dos versículos de Êxodo 20.4, Lv 26:1-30, IS 42-8. são claros e direto. Em Mateus cap.4 vs.10 jesus diz: Somente ao teu senhor Deus servirás e so a ele adorarás. Querido eu sei que não são todos mas existem pessoas que confessam a fé católica, que são mais devotos de Francisco do que seguidores de Cristo, ou quando estão em algum problema recorrem ao nome de todos os Santos e esquecem de pedir em nome de Jesus.
      o Apostolo Pedro em sua Homilia relatou , que Debaixo dos Céus nenhum nome é dado entre os homens pelo qual possamos ser salvos…….Somente Cristo Salva…….. A PAZ A TODOS ESPERO QUE MEU COMENTÁRIO SIRVA PARA QUE OS QUE LEIAM SE APROXIMEM DE DEUS……

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *