Polêmica Requentada

Em dezembro de 2011 começou a histeria dos anti-clericais contra a Jornada Mundial da Juventude (JMJ), que terá lugar no Rio de Janeiro, este ano. Na época, o veículo que começou as acusações foi a rede de televisão Record, por meio de seu telejornal. Acusaram a deputada estadual Myriam Rios de lançar-se sobre o erário público para realocar 5 milhões da prefeitura para “favorecer” a Igreja Católica.  Nesses dias, reapareceu na internet um texto antigo do Lauro Jardim (Veja), que reacende a acusação à deputada sobre as mesmas bases. O que dizer?

Gostaríamos de lembrar que os investimentos utilizados para preparar a Jornada Mundial da Juventude não servirá para pagar contas muito menos para aumentar o patrimônio da Igreja. Pelo contrário, já foi dito que os gastos com o evento são, muito mais que despesas, investimentos para a cidade. Veja apenas dois exemplos:

1. Espera-se cerca de 2 milhões de peregrinos. Desses:

1.1. Já estão confirmados mais de 1.2oo ônibus do Chile para o Rio de Janeiro.

1.2. Das paróquias de Belém-PA chegarão, no mínimo, 146 ônibus.

1.3. A Renovação Carismática Católica (RCC), parece-me em nível nacional, cadastrou mais de 2.000 missionários para a JMJ.

2. Empresas investem na Jornada Mundial da Juventude.

Ora, os peregrinos que virão terão de comer, terão de beber, alguns certamente farão turismo antes ou depois da JMJ. Isso tudo movimentará grandemente a economia da cidade, como aconteceu em Madrid-2011. Além disso, os 5 milhões solicitados para organizar a JMJ ficam bastante distantes dos:

1. R$ 35 milhões investidos no Carnaval Carioca em 2013.

2. Ou dos R$ 17 milhões do Show da Virada em Copacabana em 2013.

Ora, então por que os jornalistas e os críticos levantam a acusação contra a Igreja Católica? Puro preconceito. Pois se é para criticar o investimento do governo municipal no evento católico, por que o silêncio no caso do Carnaval (que custou 7 vezes mais à prefeitura) ou do Show da Virada, em Copacabana (3 vezes e meia mais caro que a JMJ)?

Essa polêmica requentada está cansando…

Robson Oliveira

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *