Homossexualidade e Esperança

Há um ponto da homossexualidade que alguns calam e outros desconhecem. A homossexualidade é uma orientação tomada pelo sujeito e, portanto, não é determinante. Ainda que o meio favoreça ou dificulte a decisão de cada indivíduo, no fim sou eu e minha consciência quem decidimos. Portanto, ninguém está “condenado” ao homossexualismo. Sempre é possível corrigir o rumo, como Luca di Tolve testemunha há algumas décadas na Itália. Neste sentido, excelente é o texto indicado por um amigo, no site da Diocese de Alcalá.


Como uma proposta para a liberdade de nossos leitores, a partir do respeito mais extremo de todas as pessoas, se introduz nesta seção, à luz do Magistério da Igreja, uma primeira abordagem à questão da homossexualidade.

É capital lembrar, agindo em conformidade, que os homens e mulheres que sentem atração sexual por pessoas do mesmo sexo “devem ser acolhidas com respeito, compaixão e delicadeza. Deve-se evitar a eles todo sinal de discriminação injusta. “(Catecismo da Igreja Católica, n. 2358)

A Igreja Católica ensina, em seu Magistério, que é necessário distinguir entre pessoas que se sentem inclinação homossexual, a inclinação homossexual em si e os atos homossexuais.

Além disso, a compreensão e identificação da orientação sexual de uma pessoa pode mudar ao longo da vida; a esperança é possível. Então, se alguém quer uma mudança ou evolução, ou quer formar-se sobre este assunto, no que diz respeito a todos, informamos os seguintes textos e recursos.

Com relação aos menores de idade, importa notar que “os pais, por sua vez, quando veem seus filhos, durante a infância ou adolescência, uma manifestação dessa tendência ou de tal comportamento, devem procurar a ajuda de pessoas especialistas e qualificadas para prestar todo o apoio possível “(. Sexualidade Humana: Verdade e Significado, n. 104 1995/08/12 Conselho Pontifício para a Família ).

Fonte: Diocese  de Alcalá de Henares

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *