Londres 2012: Atleta espanhol vai entrar para o seminário

Comentário: Apesar da crise pela qual a Igreja Católica passa na Europa, ainda há notícias surpreendentemente boas. Sem exageros, a notícia de que um atleta espanhol se preparará ao sacerdócio não significa que a crise desvaneceu e que o Velho Continente volta às suas raízes. Contudo, essa notícia também revela que o espírito religioso não foi completamente extirpado da sociedade. Rezemos pelo rapaz.


Carlos Ballve quer aproveitar presença nos Jogos Olímpicos para «crescer na vivência da fé e na partilha de Deus»

Lisboa, 08 ago 2012 (Ecclesia) – Um atleta espanhol atualmente a competir nos Jogos Olímpicos de Londres 2012 decidiu consagrar a sua vida a Deus e vai entrar para o seminário assim que termine a sua participação naquele evento desportivo internacional.

Segundo a Catholic New Agency, Carlos Ballve, jogador de hóquei em campo, está a participar pela primeira vez nas olimpíadas e espera aproveitar esta “experiência incrível e preciosa” para “ganhar” mas também “para crescer na vivência da fé e na partilha de Deus com pessoas vindas de todas as partes do mundo”.

O final da prova olímpica vai marcar o início da sua caminhada para o sacerdócio, num seminário na Bélgica, depois de um período de discernimento iniciado em 2005.

No Verão desse ano, a sua vida mudou radicalmente, enquanto tomava parte num campeonato do mundo na categoria de sub-21.

A sua equipa “começou muito mal” a competição e Carlos decidiu “assumir um compromisso com Deus”.

O jovem disse a Deus que “se ajudasse a equipa a melhorar a sua prestação” ele iria até Medjugore (pequena região da Bósnia Herzegovina onde alegadamente ocorreram aparições de Nossa Senhora) em peregrinação com o pai.

A sua seleção “fez história”, conquistou uma inédita “medalha de bronze” e o atleta cumpriu a sua promessa.

No entanto, apesar do reforço que aquele episódio trouxe à sua fé, “alguma coisa dentro de si dizia-lhe” que faltava algo mais à sua vida, “era livre mas não era feliz”.

E foi assim que, mesmo no auge da sua carreira, Carlos Ballve decidiu parar e partir em busca de Deus.

A organização dos Jogos de Londres, que se concluem a 12 de agosto, reservou espaços inter-religiosos de oração e silêncio para os 16 mil atletas de mais de 200 países, incluindo Portugal.

O centro interconfessional da aldeia olímpica inclui mais de 50 clérigos cristãos, judeus, muçulmanos, budistas e hinduístas, entre outros, para oferecer apoio, cuidado pastoral e ajuda espiritual”, bem como vários momentos de celebração e encontros de grupo, refere o site do evento.

JCP

Robson Oliveira

6 comments for “Londres 2012: Atleta espanhol vai entrar para o seminário

  1. Joselane Cruz
    26 de agosto de 2012 at 11:11

    Que este rapaz busque sempre ser guiado pelo Espirito Santo!

  2. Olivia Ennes
    22 de agosto de 2012 at 12:50

    Boa tarde
    Eu questiono essa crise que tanto a imprensa quer mostrar.Estive mês passado na Espanha e vi exatamente o contrário. No dia de Nossa Senhora do Carmo, a cidade onde eu estava praticamente parou para acompanhar a procissão. Os moradores e os turistas se aglomeravam pelas ruas e por onde a nossa querida mãe passava as casas estavam ornamentadas em sua homenagem. Todos estavam visivelmente emocionados e ali eu vi o quanto Nossa Senhora ainda é amada e respeitada pelos seus filhos.
    Nossa Igreja nunca deixará de dar frutos, pois o ES é quem a mantem viva e crescendo a cada dia.
    Att

  3. Laila Almeida
    22 de agosto de 2012 at 09:42

    O Espírito Santo sopra onde quer.

  4. Enilde Camelo Nunes
    21 de agosto de 2012 at 14:22

    Com certeza Deus continua suscitando novas e santas vocações. Este jovem é um exemplo para todos nós! Que possamos aprender com ele a sermos audaciosos e corajosos na resposta ao chamado que Deus faz a cada um de nós! Que Deus o mantenha firme na fé, rezemos por ele!

  5. analice Silva Martins
    20 de agosto de 2012 at 08:10

    Que sejamos capaz de fazer orações para suscitar nos jovens o chamado de Deus a servir ao próximo e a nós sermos capazes de exemplos da presença de Jesus o nosso Salvador.

  6. Amaro Helio Costa dos Santos
    17 de agosto de 2012 at 20:26

    Ter fé é isso, que lindo, Fé não é sentimento e sim UM DOM , que Deus nos deu.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *