Lula chama de ‘bobagem’ passagem bíblica que promete o paraíso para os pobres

SALVADOR e RECIFE (O Globo)- O ex-presidente da República Luiz Inácio Lula da Silva interpretou, nesta quinta-feira, uma famosa passagem bíblica. Em Salvador, ele disse que é “bobagem” o que o Novo Testamento apregoa sobre a promessa de que o reino dos céus é para os pobres. Ele discursou de manhã para uma plateia formada em sua maioria por pequenos agricultores. Mais tarde, Lula desembarcou em Pernambuco, onde falou rapidamente sobre a crise dos Transportes.
EM CAMPANHA : Lula ‘inaugura’ hospital na Bahia e se diz ajudante de Dilma
– Tem denúncia, apura. Investiga e pune quem tiver que punir e acabou – disse.
Ele fez o comentário ao chegar ao Parque Dona Lindu, onde será homenageado pela Orquestra Criança Cidadã, em um dos bairros mais violentes de Recife. Lula evitou a imprensa durante todo o dia, mas falou na praça que recebe o nome de sua mãe. Nesta quinta, ele ainda será homenageado por três universidades, que vão conceder-lhe o título de Doutor Honoris Causa. A previsão é que Lula só retorne a São Paulo na sexta-feira, por volta de 17h.
Na Bahia, Lula discursou e fez a sua interpretação sobre uma passagem bíblica:
– Bobagem, essa coisa que inventaram que os pobres vão ganhar o reino dos céus. Nós queremos o reino agora, aqui na Terra. Para nós inventaram um slogan que tudo tá no futuro. É mais fácil um camelo passar no fundo de uma agulha do que um rico ir para o céu . O rico já está no céu, aqui. Porque um cara que levanta de manhã todo o dia, come do bom e do melhor, viaja para onde quer, janta do bom e do melhor, passeia, esse já está no céu. Agora o coitado que levanta de manhã, de sol a sol, no cabo de uma enxada, não tem uma maquininha para trabalhar, tem de cavar cada covinha, colocar lá e pisar com pé, depois não tem água para irrigar, quando ele colhe não tem preço. Esse vai pro inferno – discursou, para delírio das cerca de mil pessoas que lotavam o auditório de um hotel de Salvador, onde foi realizado o lançamento do Plano Safra da Agricultura Familiar da Bahia 2011/2012.
Pouco antes de falar, recebeu de presente uma garrafa de cachaça e outros produtos de cooperativas. Como se ainda estivesse ocupando a cadeira de presidente da República, Lula fez um balanço de suas realizações na área da agricultura familiar e recomendou que sua sucessora Dilma Rousseff prossiga com “a política de distribuição de renda no campo”.
O ponto alto do seu discurso de 15 minutos – que seria apenas uma rápida saudação – foi quando resolveu criticar indiretamente o versículo 25, capítulo 18, do Evangelho de São Lucas, a parábola que Jesus fez sobre as dificuldades do rico alcançar o céu e a facilidade do pobre chegar lá (“Porque é mais fácil entrar um camelo pelo fundo de uma agulha do que entrar um rico no reino de Deus”). Ele insistiu:
– Queremos que todo mundo vá pro céu, agora. Queremos ir pro céu vivo. Não venha pedir para a gente morrer para ir pro céu que a gente quer ficar aqui mesmo – disse.
Segundo a Bíblia, o consolo dos pobres que levam uma vida terrena dura e de privações seria obter os “tesouros espirituais” quando morresse.
Lula acusa oposição de não ajudar os pobres
Antes de falar aos agricultores, Lula havia repetido sua velha acusação feita à exaustão nas inaugurações e eventos do ano passado: a tese segundo a qual os governantes que o antecederam não ajudavam os pobres:
– Esse país era governado para um terço da população, era uma cultura governar apenas para esse terço, e dois terços já eram considerado como fatalidade de Deus, que tinham que ser pobres, e nós provamos o seguinte: dê oportunidade que o pobre não quer ser pobre, quer ser classe média. E, se brincar, ele quer ser rico – falou, para depois argumentar: – Deveria acabar com essa bobagem de achar que pobre gosta de comer mal, gosta de comprar produto de segunda, que gosta de andar descalço, sem dentes na boca.
Além de pequenos agricultores estavam presentes vários empresários do agronegócio, o governador Jaques Wagner, o ministro do Desenvolvimento Agrário Afonso Florence, senadores, deputados, lideranças sindicais, dirigentes do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST), militantes do PT e partidos coligados. Dois dirigentes de entidades ligadas a pequenos agricultores que saudaram Lula como “o presidente que mais ajudou a agricultura familiar” insistiam em tratá-lo como ocupante da cadeira presidencial e não ex. Um deles, Rosival Leite, da Fetrafi-Bahia, clamou Lula de “a maior liderança nacional desse país”. Após ser ovacionado, no evento, o ex-presidente deixou Salvador em direção a Recife para completar a “agenda” do dia
Robson Oliveira

24 comments for “Lula chama de ‘bobagem’ passagem bíblica que promete o paraíso para os pobres

  1. Jose Marcolino da Silva
    10 de dezembro de 2012 at 11:36

    Não ser religioso é um direito de quaisquer cidadão,porém,pra que veio da miséria, e já tem provado de situações nada boas,não deveria essa pessoa,fazer tais referências, às palavras das Escrituras Sagradas.

  2. JORGE RODRIGUES
    4 de julho de 2012 at 08:49

    LULA VC PERDEU UMA OPORTUNIDADE DE FICAR CALADO….SE VC NEM TEM RESPEITO COM A PALAVRA DE DEUS , IMAGINE COM OS POBRES..

  3. Stefan
    12 de junho de 2012 at 11:05

    OS SOCIALISTAS, COMUNISTAS E NIILISTAS SÃO UMA PESTE MORTAL… Subprodutos: neo-ateísmo, uniões gays, marchas das vadias, fêmen…
    Todos os S. Padres desde Pio IX, em 1846, após se certificarem das doutrinas dos socialistas e comunistas de caráter revolucionárias, atéias e marxistas e de pretensos ideais igualitaristas políticos, sociais e até religiosos com homens de todas as religiões – projetaram as mais veementes rejeições e condenações por anti cristianismo e alienação de conteúdo, e complementando o enunciado acima que é do S Padre Leão XIII: …QUE SE INTRODUZEM COMO A SERPENTE POR ENTRE AS ARTICULAÇÕES MAIS ÍNTIMAS DOS MEMBROS DA SOCIEDADE HUMANA, E A COLOCA NUM PERIGO EXTREMO – Encicl. “Quod Apostolici Muneris”.
    Assim, sequencialmente, incluindo-se o S Padre Bento XVI, reitera-o sobre esse mal que nos avizinha, com a sedutora dialética de supostos propósitos humanitários e fraternais em meio a uma diversidade conflitante; em termos, muito cativantes, no entanto, uma infernal cilada; Encicl. “Libertatis Nuntius”.
    Note-se que nos países onde se instalam, por suposta igualdade e fraternidade praticam toda e qualquer atrocidade para alcançarem seus objetivos de poder opressor, materialista e ateu – os países-prisão Cuba, Coréia do Norte etc., os exemplos, e orientam-se sob os “10 mandamentos de Stálin”, veja-os na net – nos quais se pautam para agir e alcançar as metas: “todos os meios justificam os fins” e “mentir”, à consecução dos ideais revolucionários e poder é “virtude” a se imitar; tinham tempos atrás mais de 100.000.000 de mortos e o número é crescente sempre ao apoderarem do poder; na China, por ex., além de nenhuns direitos individuais, há seguidas denúncias até de indústrias de fetos dessecados, provenientes de abortos – mais as meninas – como alimento(!) rejuvenescedor e outros macabros préstimos…
    Os candidatos e partidos socialistas e comunistas são arquiinimigos da Igreja Católica, por ela hostilizar o doutrinário marxista; seus candidatos apresentando-se como católicos, indo às Eucarístias e até comungando(!)… Ou mesmo cristão de qualquer denominação será apenas para angariar votos; também: de acordo com a pressão popular ou conveniência de momento da própria ideologia socialista mudam de posição; é lembrar do caso do aborto.

    Já o S Padre Pio XII, proferiu a seguinte sentença: “Desse modo, todos os católicos que prestarem favores ou se filiarem a partidos socialistas-comunistas, escreverem livros filo-comunistas ou revistas estão excluídos dos sacramentos; os que defenderem, propagarem ou declararem o materialismo dos comunistas estão excomungados automaticamente”; votar, por ex., é apoiar, prestar um favor. Encíclica ” Noscitis et Nobiscum “, de 1849.

    Todas essas duras condenações e mais reservam-se aos católicos desobedientes à Igreja, eleitores de candidatos e de partidos socialistas e comunistas defensores de aborto, pedofilia, uniões gays, indistinção sexual, etc. e que, além dos pecados pessoais, responderão ainda por terem se associado a Satanás e participante de suas obras.

    Aliás, Karl Marx pioneiro do comunismo era satanista.

  4. Lauren Nathan Notreagup
    7 de fevereiro de 2012 at 18:23

    O pentagrama, s? mbolo do satanismo, do PT e do comunismo internacional, encontra se at? entronizado no jardim do Palácio do Planalto.

  5. Amélia
    25 de julho de 2011 at 20:51

    É nítido a necessidade deste ser querer ser Deus!

  6. Mazir Mendonça
    25 de julho de 2011 at 08:30

    É ele esta cada vez pior, parece que o palácio do planalto não fez muito bem a ele. Ao invés de enxergar o lado negro do país, ele aliou-se a eles. No discurso dele parece um emergente, que distribui migalhas aos pobres para dizer que não esqueceu seu passado e acha que esta fazendo sua parte.

    • Robson Oliveira
      27 de julho de 2011 at 18:01

      Sabe como o PT nacional chamava essa postura do doutor Lula no passado? Coronelismo. No Rio, Bittar e Chico Alencar bradavam aos 7 ventos há uma década: Paternalismo! E agora, o que é que eles fazem? A mesmíssima coisa!

      Cala a boca, Lula!

      Ou melhor,¿Por qué no te callas, Lula?

  7. Ana Cristina Neris
    24 de julho de 2011 at 20:03

    E pensar que esse “molusco” (que me perdoem os moluscos)foi eleito e reeleito presidente do nosso país. E ainda espera que se dê continuidade ao seu trabalho(que não é no cabo da enxada). Se é prá falar bobagem, porque não usa outro livro como base, e não a Sagrada Escritura. CALA A BOCA LULA!!!

  8. veronica benevides
    23 de julho de 2011 at 18:59

    PERDOA-LHE SENHOR

  9. DENISE PINTO
    23 de julho de 2011 at 15:07

    INCRÍVEL COMO ELE TEM A PRETENSÃO DE COMPARAR O CÉU A UM PASSAGEIRO ESTADO DE ESPÍRITO, E QUE APÓS UM REPETIDO MANDATO DE UM “SANTO POLÍTICO QUALQUER”,IREMOS ALCANÇA-LO.
    CALA BOCA LULA!!

  10. 23 de julho de 2011 at 13:49

    Ainda tem coragem de dizer que é Católico…..
    CALA A BOCA LULA!!!

  11. bruna
    23 de julho de 2011 at 13:21

    Calaaaaaaaaaaaa boca Lula…

  12. Leila Morone
    23 de julho de 2011 at 12:48

    QUERO OPINAR TBM! ACHO QUE O LULA É A CRIATURA MAIS DESINFORMADA Q EXISTE NO MUNDO, PQ ELE DISSE: ISSO É UMA BOBAGEM QUE INVENTARAM…PERAÍ, BOBAGEM INVENTADA??? AO MESMO TEMPO PENSO Q ELE DEVE SER DEUS. EXPLICO: ELE AFIRMA Q OS RICOS ESTÃO NO CÉU E OS POBRE IRÃO PARA O INFERNO!!!!! MISERICÓRDIA. NEM SEI EXATAMENTE O Q DIZER DESSA PESSOA.

  13. 23 de julho de 2011 at 12:47

    Lula, por que no te callas ?

    • Robson Oliveira
      23 de julho de 2011 at 12:57

      Adorei, Maitê!

      ¿Por qué no te callas, Lula?

  14. Candida Batista
    23 de julho de 2011 at 12:37

    Eu, posso desdizer o que Lula diz, ora vejamos: Se lula tivesse uma doença, onde não houvesse nem médicos, nem medicamentos, e lhe disse-se que só mesmo MILAGRE o poderia salvar , gostava de ver ,se ele se voltaria para Deus ou para o( Diabo). Nós, não podemos ligar muito, a alienados, e agnósticos, que estão no degrau de cima, mas podem cair cá baixo, mais rápido, que julgam . Lula é Comunista, só os Comunistas colocam Deus no modo, de baixo, para fazer ver suas ideias , muito pouco ortodoxas, e claro! sem valor algum

    • Robson Oliveira
      23 de julho de 2011 at 13:29

      Obrigado pela visita, senhora. Venha mais vezes!

      Non Nise Te!!!

  15. Herbert Burns
    23 de julho de 2011 at 12:20

    Lula fala por experiencia própria, ele vive o que considera um paraíso. Lutou com todos os meios para conseguí-lo. Este paraíso foi sempre o seu fim último. Seu paraíso, mesmo as custas de um inferno para muitos foi conquistado. O pior disso tudo, não é vê-lo aqui vivendo seu paraíso, mas é conviver com seus anjos diariamente, seja no governo, nas empresas públicas, nas autarquias, nos governos municipais e estaduais, na justiça, na polícia, na polícia técnica, etc… Onde se olha se encontra um de seus anjos ou vivendo este paraíso ou buscando mesmo que a custa de um inferno para muitos.

    • Robson Oliveira
      23 de julho de 2011 at 12:59

      Isso mesmo, senhor Burns. Acho que ele falava de si mesmo, quando falava dos ricos. Ou ele acorda cedo para ir à roça pegar na enxada?

  16. André
    23 de julho de 2011 at 11:52

    Vamos lançar a campanha… CALA A BOCA LULA!!!

    • Robson Oliveira
      23 de julho de 2011 at 12:17

      Cala a boca, Lula!!! (2)

  17. Karina
    22 de julho de 2011 at 17:10

    Por que esse povo não esquece de vez que a Bíblia existe? Já que é pra falar besteira, fala sem citar a Palavra de Deus.

    Seria menos feio para eles, seria menos dolorido para nós, e seriam menos espinhos na Coroa de Nosso Senhor.

  18. Thaís Vianna de Moraes
    22 de julho de 2011 at 12:43

    Perdoa-lhe Pai! Ele não sabe o que diz!

    Diante do fato não há argumento: É UM IMBECIL!!!!!!

    • Robson Oliveira
      22 de julho de 2011 at 18:58

      Eu queria saber de quem ele está falando quando afirma “nós”. Sinceramente, de quem ele está falando quando diz “o coitado que acorda de manhã”? “No cabo de enxada”? Ele parece muito mais com os ricos que acusa e discrimina.

      Ah, faça-me um favor!

      Cala a boca, Lula!!!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *