O que é viver no Espírito? – Pe. Eduardo Braga (Pe. Dudu)

 O que é viver no Espírito?

Amados! Esta pergunta jamais poderá ser pensada por nós de maneira periférica. Ela constitui a essência da vida cristã! Por que? Porque a vida dos filhos e filhas de Deus, a vida dos filhos da Igreja, a vida cristã só pode ser autentica se for vivida “no Espírito”! É o Espírito quem guia a Igreja e o crente em seu encontro com Jesus.

Pe. Dudu
Encontrando-se com a Renovação Carismática de várias nações em Roma no mês de Junho passado, o Santo Padre também nos perguntava: “O primeiro dom do Espírito Santo, qual é? O dom de si mesmo, que é amor e te faz apaixonar-se de Deus. E este amor muda a vida. Por esta razão, se diz nascer de novo para a vida no Espírito”.

Viver no Espírito é muito mais que frequentar um grupo de oração ou receber o carisma de cura ou línguas. É ir muito além de uma experiência apenas pessoal ou intimista com o próprio Santo Espírito. Viver no Espírito é um programa de vida que durará a vida inteira. É um dinamismo permanente. Uma colaboração diária de abertura e docilidade, de busca e testemunho, de desejo de santidade e atos concretos de fé, esperança e caridade, de vida virtuosa e com frutos do mesmo Espírito.

Atenção! Não sempre viver carismaticamente significará vida no Espírito; mas sempre que um crente estiver coerente e verdadeiramente vivendo no Espírito, ele será profundamente carismático. A vida no Espírito não é mágica, é um caminho onde se edifica e confessa o Senhorio de Jesus em meu modo de pensar e viver, sempre, em todo lugar, em todas as circunstancias, em todos os estados de vida e vocações.

Pensemos agora em algumas realidades necessárias para aqueles que estão vivendo ou almejam viver no Espírito:

Sede de Deus: Quem se encontra com o Espírito do Senhor recebe uma sede insaciável. Nunca estará satisfeito com sua busca pessoal. Tal sede levará a uma atitude de intimidade profunda com Deus;

Desejo profundo de conversão: A vida nova é o primeiro fruto da vida no Espírito! Impossível ser guiado pelo Espírito e pelo homem velho ao mesmo tempo. Quem escolhe ser amigo do Espírito recebe como dom e compromisso a vida nova! Lembremos que a conversão se realiza num contexto de processo;

Primazia de Deus: Deus é Tudo. O mais importante diante de todos. Esta é a realidade para os que escolheram o caminho do Espírito! O primeiro mandamento será sempre a primeira necessidade! Nada sem Deus. Esta´total dependência na vida do crente é fruto do Espírito em nós!

Jesus é Senhor: Eis a primeira e mais importante profissão de fé de quem caminha no Espírito! Senhor da História, Senhor da Igreja e meu Senhor! Esta é uma graça franquiada a nós pelo Espírito, possivelmente a mais importante e mais necessária porque dela dependem todas as outras;

Ser testemunha: Esta é uma das obras mais evidentes do Espírito! Dar testemunho também é próprio Dele. Com Ele, também nós somos capacitados ao testemunho como primeira forma de evangelização! O Testemunho do cristão que vive no Espírito é a forma efetiva da Palavra ser proclamada e a maneira por excelência da evangelização acontecer permanentemente;

Incorporação à Comunidade: Quem acolhe o que o Espírito diz à Igreja, se incorpora, por amor, à Ela. O Espírito congrega os filhos dispersos. Ele sopra para unir! A experiência comunitária em si supõe a experiência pessoal com Jesus pelo Espírito!

Caridade e cuidado com os pequeninos do Reino: A vida no Espírito não pode ser ‘desencarnada’. Exige, pelo contrário, compromisso concreto no amor ao próximo. O carismático, por excelência, é aquele que vive no espírito das Bem-aventuranças e a prática do Evangelho de Mateus 25!

Santidade de Vida: Todo o contato autentico com o Espírito, seus dons, carismas e frutos, levar-nos-á necessariamente a busca da santidade, nossa meta de vida cristã. Santidade não é esforço nosso, mas dom específico do Espírito! Quem está em convivência com o Espírito não pode receber Dele senão santidade! Que benção! Que alegria!

Alma missionária: Este é o fruto maduro e tão urgente da vida no Espírito! Pentecostes é para Missão! O Espírito jamais nos deixa na “zona de conforto”. Ele nos faz missionários! Eis seu desejo!

Irmão, não falemos apenas do Espírito, vivamos segundo o Espírito! Que a devoção a Ele através de nossas vidas santas alcance este tempo tão difícil e conturbado. Para além dos homens e seus limites, dizia o Cardeal Suenens, é para o Espírito Santo que temos que voltar o nosso olhar!

Vem Espírito de Amor, levante vidas para ti, e faz com que se realize em nós, na Igreja e no mundo um Novo Pentecostes de Amor!

Pe. Dudu

Arquidiocese de Niterói-RJ; Ministério Cristo Sacerdote (RCC)
Vice postulador para a canonização da Beata Elena Guerra e
Fundador da Fraternidade Sacerdotal do Cenáculo.

Robson Oliveira

1 comment for “O que é viver no Espírito? – Pe. Eduardo Braga (Pe. Dudu)

  1. Douglas Esteves
    4 de abril de 2015 at 12:25

    Robson,

    obrigado por partilhar o texto do Pe. Dudu!

    Pe Dudu como poucos enriquece nossa vida espiritual

    Espero que o site continua apresentado artigos nesta temática. Se de alguma forma puder coloborar me avise.

    Douglas

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *