Sapientia Fidei – Revista de Filosofia e Teologia

O Instituto Filosófico-Teológico do Seminário São José, de Niterói, iniciou uma nova fase da formação de seus sacerdotes. A revista Sapientia Fidei foi reativada para divulgar os trabalhos desenvolvidos pelo corpo discente, a fim de dialogar com os temas contemporâneos e apresentar soluções inovadoras para as questões mais importantes.

Capa01

Na apresentação dos trabalhos, o diretor do IFTSJ indica em que luz se deve ler o trabalho dos estudantes:

Atendendo ao chamado do Papa Francisco a não escapar da tarefa de tratar de temas propriamente filosóficos sem fugir ao escândalo da fé, e tendo em vista a excelência de alguns trabalhos, a direção do IFTSJ decidiu publicar os melhores textos, como forma de incentivar a pesquisa e a continuidade dos estudos filosóficos entre seus alunos, além de manter viva a memória dos estudos realizados pelo instituto.

Parabéns aos alunos Gabriel Ignácio, Deyvison dos Santos, Joubert Vasconcellos e João Gabriel pelo excelente trabalho e que não se abatam diante do enorme desafio que é a compatibilizar fé e razão. Aliás, segundo o Papa Emérito Bento XVI, essa é uma missão grandiosa da Igreja:

A grande tarefa da Igreja permanece a de ligar, uma à outra, a fé e a razão, ou seja, o olhar que ultrapassa o compreensível e a responsabilidade racional. Com efeito, a razão é um dom de Deus e é o que distingue o homem” – Fonte: Papa Bento XVI

A íntegra da revista está aqui:  Sapientia Fidei.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *